segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Nossas p a rt e s

Eu sou feita de partes, retalhos, ingredientes e sobras de vocês e no final tudo isso resulta em mim.
Vocês me construíram, me costuraram, me emendaram, me bordaram, me cozinharam. Na verdade eu não sou eu, eu sou vocês. Nossas personalidades se diferenciam apenas pelos ingredientes a que misturam, pelas linhas a que costuram e pelos mais variados ideais.

Nós nos construímos, dependemos uns dos outros, estamos constantemente sendo reformulados por alguém, sempre tem um espertinho ou uma espertinha que adiciona ingredientes a nossa receita ou dá uns pontos no nosso bordado e nada podemos fazer, pois dependemos deles para sermos nós mesmos. Nem mesmo um anti-social é anti-social se não existisse sociedade.

Costumo associar esse nosso vínculo com as pessoas como um bordado ou uma receita. Cada dia de nossa vida estamos aumentado esse bordado com linhas das mais variadas cores, bordadas pelas mais variadas pessoas. Ás vezes o tecido rasga, mas sempre pode ser costurado novamente. E a nossa receita sempre se renova com muitas colheres de sopa e copos de 500ml. As pessoas sempre se intrometem, eu nunca tenho o mesmo gosto, nem o mesmo cheiro.

A vida é um constante trocar de doações, pois as pessoas se doam para nós, doam suas idéias, doam seus sentimentos, doam seus dias, seu tempo, seu olhar... Como se fossem nossos ingredientes, nossas linhas... Mas nem sempre as doações da vida são boas, depende de quem é o doador e qual é a intenção. E nada é emprestado, pois mesmo que você pegue de volta aquilo sempre vai estar na lembrança, ninguém nunca vai conseguir roubar suas lembranças. E as lembranças fazem parte de nós.

Nesse mundo, não temos um só cozinheiro ou uma só costureira. Todos somos autores desse belo e delicioso conjunto de ingredientes, retalhos e linhas que formam essa coisa bela que a vida é.
É... Realmente eu fico feliz de ser, mais uma parte no meio de milhões de partes. Cada parte, mas fascinante que a outra. Não fique triste por ser só mais uma parte, pois a parte por menor que seja, faz parte de um todo e sem ela o todo deixa de ser todo.

P.s: venho lembrar aqui que esse texto não foi feito somente por mim, mas por todos vocês, pois sem as partes de vocês eu nunca seria eu.

2 comentários:

Unknown disse...

Ufa...
ainda bem que ela não ficou sem sal... xD

Belo texto...
Apesar de concordar com ele apenas em sua maior parte.

Anônimo disse...

Irado o texto...
vc deveria ler algo sobre sociologia, ia perceber que usou nesse texto m monte de teorias sociológicas!

valieu